Princípios de sucesso para diversificação global (segundo JP Morgan Asset Management)

Disponível em: https://am.jpmorgan.com/br/pt/asset-management/adv/insights/investing-principles/#

“Os investidores precisam ter um planejamento para passarem por períodos de volatilidade, ao invés de reagirem com a emoção”.

Vejamos alguns dos pontos mencionados:

  1. O texto fala sobre a importância de nos planejarmos para viver por muito tempo, pois as pessoas está vivendo mais e, de forma geral, não têm se planejado financeiramente para isso;
  1. Outra questão importante mencionada é sobre evitar o viés doméstico. Segundo o texto, investir globalmente ajuda a ampliar a diversificação e diminuir a exposição somente a ativos brasileiros, afinal, o Brasil é responsável por aproximadamente apenas 2% dos mercados de capitais do mundo.

Para se investir fora do país, segundo o JP Morgan, é necessário levar em conta algumas questões fundamentais:

  • Risco de flutuação da moeda:
  • Investir COM Hedge Cambial ou,
  • Investir SEM Hedge Cambial (maior volatilidade)

Investindo globalmente COM Hedge Cambial:

  1. É necessário analisar o desempenho de títulos e da renda variável internacional;
  1. Também é necessário analisar a diferença entre as taxas de juros locais e dos EUA.

Historicamente, os juros brasileiros são mais altos do que os juros americanos. O maior diferencial entre as taxas tende a ser benéfico para o Real (valorizá-lo perante o dólar) e, portanto, propiciar um caminho mais suave do que a operação SEM Hedge Cambial. 

O diferencial de juros irá variar e dependerá dos juros nos EUA, dos juros no Brasil e da conversibilidade entre moedas.

Investindo globalmente SEM Hedge Cambial:

  1. É necessário levar em conta o desempenho de títulos e da renda variável internacional;
  1. Também é necessário analisar a “direção” da moeda (isso pode fazer toda a diferença no retorno final dos investimentos).

O Real mais fraco irá impulsionar os retornos internacionais, da mesma forma que o Real mais forte tende a prejudicar os retornos internacionais.

*Isso não é uma recomendação de investimento. Para maiores detalhes, entre em contato conosco para uma avaliação detalhada sobre seus objetivos e como podemos ajudá-lo(a).  

07 de junho de 2023.