CDB ou LCI/LCA ?

Primeiramente, LCI e LCA são basicamente as mesmas coisas. O que muda é que a LCI (Letra de crédito imobiliário) possui seus recursos direcionados ao setor imobiliário, enquanto a LCA (Letra de crédito do agronegócio) direciona seus recursos ao agronegócio. 

Como sabemos, o principal negócio de uma instituição financeira é captar recursos dos investidores em uma ponta e emprestar recursos para os tomadores na outra. A instituição que capta recursos através de uma LCI, precisa direcionar esses recursos para sua carteira de crédito imobiliário. Já no caso da captação através de LCA, a instituição fará com que os recursos captados sejam direcionados para projetos ligados ao agronegócio.

São aplicações isentas de imposto de renda para o investidor PESSOA FÍSICA e possuem a garantia do FGC (Fundo garantidor de créditos) para até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por conjunto de depósitos ou investimentos em cada instituição financeira ou conglomerado. Geralmente possuem período de carência para resgate. 

E o CDB (Certificado de depósito bancário)?

Quando o investidor aplica em um CDB, basicamente, ele está emprestando dinheiro para a instituição emissora em troca de uma remuneração. Diferentemente das LCIs e LCAs, aqui os recursos captados pela instituição emissora não possuem uma destinação específica. Nos CDBs, há a incidência do imposto de renda, sobre a rentabilidade, no momento do resgate da aplicação, levando em consideração o período que ficou investido e de acordo com a tabela regressiva das aplicações de renda fixa:

  • Até 180 dias: 22,5%;
  • de 181 até 360 dias: 20%
  • de 361 até 720 dias: 17,5%
  • acima de 720 dias: 15%

Os CDBs também possuem garantia do FGC (Fundo garantidor de créditos) até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por conjunto de depósitos ou investimentos em cada instituição financeira ou conglomerado.

Geralmente os CDBs possuem liquidez diária, mas há sim aqueles com carência para resgate.  

Resumo:

REMUNERAÇÃOIMPOSTO DE RENDALIQUIDEZGARANTIA FGC
CDBpré fixada, pós-fixada ou híbrida tabela regressiva renda fixaimediata ou carênciasim
LCI/LCApré fixada, pós-fixada ou híbridaisentogeralmente com carênciasim

A LCI ou LCA são mais rentáveis do que o CDB pelo fato de serem isentas de imposto de renda? 

Depende. Você pode ter um CDB que mesmo incidindo imposto de renda dê uma rentabilidade líquida superior à da LCI ou LCA. O que vai determinar isso, portanto, é a taxa de remuneração da aplicação. 

Outro ponto FUNDAMENTAL para o investidor se atentar é sobre quem é o emissor desse papel, ou seja, qual a solidez dessa instituição emissora, qual a reputação. Desconfie de taxas muito além das praticadas pelo mercado. Mesmo com a garantia do FGC, você não vai querer saber que a instituição financeira faliu e que você terá de reaver os recursos junto ao FGC (até o limite permitido), correto? 

*Esse post não é uma recomendação de investimento. Para maiores detalhes e análise personalizada do seu caso em específico, entre em contato conosco.

06 de junho de 2023.