“O sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência financeira e muito mais a ver com o seu comportamento.”
“A economia é guiada pelo comportamento das pessoas.”
“Por que pessoas que são igualmente inteligentes discordam sobre questões relacionadas a dinheiro, finanças, religião, crenças, política, risco e expectativas? Pelo simples fato de terem vivido experiências, culturas e crenças diferentes em suas vidas. Portanto, a forma como cada pessoa vivenciou determinadas experiências em suas vidas influenciará diretamente suas decisões futuras.”
“Posso ler sobre como foi perder tudo durante a Grande Depressão. Mas não tenho as cicatrizes emocionais de quem vivenciou aquele momento.”
“A predisposição dos investidores individuais em assumir riscos depende do histórico pessoal de cada um.”
“Toda decisão financeira que uma pessoa toma é fruto da informação que ela tem à disposição no momento, associada ao modelo mental único sobre a forma como o mundo funciona.”
“A vida não é nada divertida sem um senso de suficiência. A felicidade, como se diz, é o que sobra dos resultados depois de subtraídas as nossas expectativas.”
“A capacidade de permanecer ativo por muito tempo, sem se apagar ou ser forçado a desistir, é o que faz diferença de verdade. Esta deve ser a base da sua estratégia, seja nos investimentos, na sua carreira ou no seu negócio.”
“O mundo é surpreendente. As surpresas fazem parte do processo da vida. Devemos utilizá-las para admitir que não sabemos nada sobre o futuro”.
“Ter uma margem de segurança é fundamental. A beleza da margem para imprevistos é que ela admite que a incerteza, a aleatoriedade e o acaso – “o desconhecido” – são parte integrante da vida.”
Segundo o psicólogo Daniel Gilbert, da universidade de Harvard: “tomamos algumas decisões em nossas vidas que influenciam fortemente nosso futuro e, quando esse futuro chega, muitas vezes nos decepcionamos com as decisões que tomamos. Isso acontece quando retiramos tatuagens que amamos fazer no passado; nos divorciamos de quem fizemos de tudo para se casar; quando idosos, gastamos o dinheiro que nos esforçamos a vida toda para ganhar.” AS COISAS MUDAM COM O TEMPO.
“A ilusão do controle é mais convincente do que a realidade da incerteza. Portanto, nos apegamos a histórias que dizem que os resultados estão sob nosso controle.”
“Negócios, economia e investimentos são campos de incerteza, esmagadoramente impulsionados por decisões que não podem ser facilmente explicadas com fórmulas precisas.”
“A economia é a história dos ciclos. As coisas vêm e vão.”
21 de junho de 2023.