congresso planejar 2024 (sobre vida, negócios, investimentos)

Morgan Housel (sobre Investimentos, negócios, vida):

“A calma planta as sementes da loucura”.

“As pessoas buscam a melhor história, não necessariamente o melhor resultado”.

“É fundamental ter paciência, nos investimentos, negócios, na vida. A árvore que cresce rápido demais não tem força, morre rápido. Aquela que cresce devagar e constante se torna sólida, perene. Como todos sabemos, nos investimentos, Warren Buffett e Charlie Munger são os grandes exemplos de paciência e constância”.


“As três faces do risco são”: 

  1. A probabilidade de você obter determinado resultado inesperado;
  2. As consequências médias de determinado resultado inesperado;
  3. As consequências extremas de determinado resultado inesperado;

“Você deve se importar menos com o risco médio (ex. a bolsa cair 3%) e mais com o risco de cauda, o risco extremo (ex. efeito da pandemia do covid-19 sobre os ativos naquele instante).”

“Passar menos tempo pensando sobre o futuro e mais sobre as coisas que nunca mudam com o tempo, as coisas que permanecem perenes ao longo de muitas décadas.”

Ana Claudia Plihal e Susana Arbex (sobre Marca Pessoal: sua reputação é seu maior ativo):

“Utilize o Linkedin.”

“Principais funcionalidades do Linkedin, nessa ordem”:

  1. Busca de conhecimento;
  2. Fazer networking;
  3. Procurar pares (colegas de empresa);
  4. Procurar emprego.

“O Linkedin não é uma rede de quantidade, mas, sim, de qualidade”.

“Não existe espaço digital. O “espaço” será ocupado por alguém.”

“Se veja como um produto. Esse produto quer falar com quem? E o que esse “quem” está buscando?”

“Devemos nos posicionar de acordo com o nosso propósito. Isso é perene! Devemos ser autênticos”. 

Ana Leoni: “A nossa marca é maior do que o nosso emprego”.

Kevin Keller (Como criar o Consultor do futuro)?

“O consultor do futuro (presente!) precisará cada vez mais ter uma visão holística da vida do cliente. Deve ajudar as pessoas a alcançar suas metas e objetivos, a realizar seus sonhos de vida”. 

“Não dá para prever o futuro, mas “futuros” podem ser criados a partir de hoje”.

Roberto Shinyashiki (sobre negócios, vida…)

“Eu contrato (procuro) quem me trata como gente. Eu busco aquele que se preocupa comigo e com a minha família”.

“Quem nos trata como ser humano, a gente trata como ser humano. Quem nos trata como número, a gente trata como número”.

“Saber não é suficiente. É necessário transferir esse conhecimento às pessoas, aos clientes. Como eu ajudo o outro?” 

“Por que as pessoas não evoluem?”

  1. Fazem somente o que gostam;
  2. Fazem somente o que sabem;
  3. Fazem o que estão acostumadas a fazer. 

“Para evoluir, as pessoas devem fazer o que não sabem, o que não gostam e o que não estão acostumadas a fazer.”

“Dê um jeito de comer os morangos da vida (aproveitar), pois os “ursos” (desafios) estarão sempre lá e cada vez mais ferozes.”

Por Maurício Cardoso, CFP®

Florianópolis, 16 de outubro de 2024.